A inscrição por transferência deverá ser realizada quando a(o) profissional passar a exercer a profissão, por tempo indeterminado, em estado diferente do seu CRP de origem. A solicitação será realizada junto ao Conselho de origem ou de destino.

Como realizar a Transferência para o CRP-21?

Considere que é necessário estar com o registro ativo no Conselho Regional de Psicologia de origem;

Documentos obrigatórios para Inscrição por Transferência no CRP-21

Os seguintes documentos dever ser digitalizados  e anexados em formato PDF:

  • Formulário de transferência e declaração de veracidade devidamente preenchida e assinada;
  • Documento de Identidade (RG). De acordo com a leitura combinada da Resolução CRP n° 02/2021 e Resolução CFP n° 03/2007 permite concluir que o documento oficial utilizado para expedição da Carteira de Identidade Profissional (CIP) é a Carteira de Identidade, Registro Geral (RG). Decerto, as Resoluções encontram fundamentos no art. 6, letra “c”, da Lei n° 5.766/71. Importante: A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita, por não constar a data de expedição do RG do profissional; informação esta obrigatória na cédula da Carteira de Identidade Profissional (CIP) do sistema Conselhos de Psicologia;
  • Cadastro de Pessoa Fí­sica (CPF);
  • Certidão de quitação militar / reservista (para homens);
  • Comprovante de endereço (podem ser utilizados como comprovante de endereço: contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; contrato de aluguel reconhecido em cartório; declaração recente de Imposto de Renda; carnês do IPTU e IPVA; contracheque emitido por órgão público; demonstrativos do INSS ou SRF; fatura de cartão de crédito) ou declaração de endereço (veja o modelo).
  • Comprovante de votação, justificativa eleitoral ou certidão de quitação eleitoral - solicitar aqui;
  • Diploma de Formação de Psicólogo (frente e verso) assinado pelo diplomado (se houver campo);
  • Carteira Profissional do Regional de Origem.

Observação: Após o recebimento da documentação, será solicitado ao CRP de origem a certidão sobre a situação de registro. Após a liberação do processo, os documentos serão encaminhados para a Comissão de Fiscalização para análise; caso os documentos estejam em conformidade, será expedida para o profissional uma declaração com o número de sua inscrição. Posteriormente será encaminhado uma notificação com as instruções para o recebimento de sua carteira física.

As fotos 3x4 ou 3x3 deverão ser recentes e iguais, estar com o fundo branco sem acessórios e sem sorrir a serem entregues no dia do recebimento da carteira profissional.


PRAZO: O tempo de resposta do setor de cadastro é de até 30 (trinta) dias úteis, da formalização do pedido.

Enviar a documentação completa e legível para o e-mail: cadastro@crp21.org.br