A(o) profissional que teve sua inscrição cancelada, poderá solicitar reativação a qualquer momento, mantendo o número do registro vinculado ao CPF.

Como realizar minha Reativação?

Acesse o requerimento de Reativação, no botão que fica localizado após as instruções e preencha a solicitação;

Documentos obrigatórios para reativação no CRP-21

Os seguintes documentos devem ser digitalizados  e anexados em formato PDF:

  • Requerimento de Reativação e declaração de veracidade devidamente preenchidos e assinados;
  • Documento de Identidade (RG). De acordo com a leitura combinada da Resolução CRP n° 02/2021 e Resolução CFP n° 03/2007 permite concluir que o documento oficial utilizado para expedição da Carteira de Identidade Profissional (CIP) é a Carteira de Identidade, Registro Geral (RG). Decerto, as Resoluções encontram fundamentos no art. 6, letra “c”, da Lei n° 5.766/71. Importante: A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita, por não constar a data de expedição do RG do profissional; informação esta obrigatória na cédula da Carteira de Identidade Profissional (CIP) do sistema Conselhos de Psicologia;
  • Cadastro de Pessoa Fí­sica (CPF);
  • Título de eleitor com comprovante de votação, justificativa eleitoral ou certidão de quitação eleitoral - solicitar aqui;
  •  Certidão de quitação militar / reservista (para homens);
  • Diploma de Formação de Psicólogo (frente e verso) assinado pelo diplomado (se houver campo);
  • Comprovante de endereço (podem ser utilizados como comprovante de endereço: contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; contrato de aluguel reconhecido em cartório; declaração recente de Imposto de Renda; carnês do IPTU e IPVA; contracheque emitido por órgão público; demonstrativos do INSS ou SRF; fatura de cartão de crédito) ou declaração de endereço (veja o modelo).

Observação: Após o recebimento da solicitação, o setor da Secretaria confirmará a documentação e fará contato por e-mail para o envio do boleto da taxa de reativação, assim que o sistema acusar o pagamento da taxa, os documentos serão encaminhados para a Comissão de Fiscalização para análise; caso os documentos estejam em conformidade, será expedida para o profissional uma declaração com o número de sua inscrição reativada. Posteriormente será encaminhado uma notificação com as instruções para o recebimento de sua carteira física.

As fotos 3x4 ou 3x3 deverão ser recentes e iguais, estar com o fundo branco sem acessórios e sem sorrir a serem entregues no dia do recebimento da carteira profissional.

PRAZO: O tempo de resposta do setor de cadastro é de até 10 (dez) dias úteis, da formalização do pedido.

Valores e Forma de Pagamento:

Valor até 30/06/2022 R$ 304,75 integral ou parcelado em 3x: ( R$ 135,68 + 2x de R$ 84,53 ) - boleto bancário

(Taxa da carteira: R$ 51,15 + Anuidade Proporcional (08 meses): R$ 289,82)

Enviar a documentação completa para o e-mail: cadastro@crp21.org.br