A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu na segunda (25) a aprovação para oferecer o novo curso de Bacharelado em Psicologia, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A expectativa é que em 2023 a Universidade receba ingresso dos primeiros alunos selecionados via SISU. Serão ofertadas 40 vagas por período letivo. O curso é vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE).

A aprovação se dá após visita técnica, dias 18 e 19 de abril, de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A avaliação atribuiu ao novo curso de Psicologia conceito 4,21 em uma escala que vai até 5. Para obtenção do conceito, foram considerados organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A Universidade aguarda para os próximos dias o anúncio oficial da aprovação no Diário Oficial da União. 

O corpo docente é formado por 19 professores, sendo 18 doutores e 1 mestre. A excelência da equipe justifica a nota 5 no quesito corpo docente na avaliação do INEP. Posteriormente, o quadro de professores será ampliado, com a abertura de novos concursos.

Com duração de 5 anos, a graduação em Psicologia já dispõe de coordenação e salas de aula para os 2 primeiros anos. Em breve será implementado o projeto de arquitetura do Serviço Escola de Psicologia, necessário para os alunos promoverem dinâmicas práticas e estágios.