No mês de valorização da vida, o Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, através da Comissão de Tanatologia, promove uma série de eventos em alusão ao Setembro Amarelo. Abertos para toda sociedade, as palestras, minicursos, rodas de conversa, trarão à tona temas relevantes para a construção de um diálogo em prol da saúde mental.

A programação terá início nesta sexta-feira, 03 de setembro, confira acima todos os eventos e inscreva-se através do link: https://www.even3.com.br/setembroamarelocrp212021. Será emitido certificado às (aos) participantes.

A campanha Setembro Amarelo é organizada oficialmente desde 2014. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações são realizadas durante todo o ano.

De acordo com os dados da cartilha “Informando para prevenir”, publicada pela ABP e pelo CFM, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de transtornos mentais, que podem ser tratados.

A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio.

O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar na prevenção e promoção da saúde mental. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure um atendimento adequado e especializado com profissional da saúde mental, Psicólogo e Psiquiatra.

É preciso agir. Quanto mais cedo se procura por ajuda, maiores são as chances de se recuperar a qualidade de vida.

Cuidar da vida é prioridade de saúde pública e o CRP 21 apoia a campanha Setembro Amarelo