O Conselho Regional de Psicologia do Piauí (CRP21) realizou, nesta quinta-feira (25), a abertura do I Seminário sobre Práticas Contemporâneas em Avaliação Psicológica, na UNINASSAU Redenção. Com o tema “Avaliação Psicológica: Ciência, Ética e Transformação Social”, o evento reuniu grandes especialistas da área para um debate essencial sobre os desafios e avanços da avaliação psicológica no Brasil.

A mesa de abertura contou com a mediação do psicólogo Saul de Melo Ibiapina Neres (CRP-21/629) e a participação de renomados profissionais da área:
• Elza Maria Gonçalves Lobosque (CRP 04/14443) – referência nacional em avaliação psicológica e políticas públicas;
• Vicente André Alcântara Aguiar Filho (CRP 11/9560) – especialista em psicologia do trânsito;
• Ana Luísa Rodrigues de Queiroz (CRP 06/193451) – especialista em avaliação psicológica;
• Marianne Güntert Fleury (CRP 06/148252) – especialista em neuropsicologia e avaliação psicológica.

O seminário teve quase 300 inscritos, evidenciando o grande interesse dos profissionais e estudantes da área em aprofundar conhecimentos sobre a avaliação psicológica e seu impacto na sociedade.

Durante as discussões, foram abordados temas como os avanços científicos na área, a importância da ética profissional, a aplicação da avaliação psicológica em diferentes contextos e os desafios enfrentados pelos profissionais no Brasil. O evento também destacou a relevância da avaliação psicológica para a formulação de políticas públicas, a segurança no trânsito, a saúde mental e o recrutamento de profissionais.

O I Seminário sobre Práticas Contemporâneas em Avaliação Psicológica segue como um marco para a categoria, promovendo reflexões e fortalecendo a atuação ética e qualificada dos psicólogos no país.