O Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, representado pela conselheira presidente Juliana Barbosa Dias Maia (CRP21/00478) participou nos dias 09 e 10 de abril do evento “Comunidades Quilombolas e Indígenas no Piauí: Dilemas e perspectivas”, promovido pela Uespi de Picos. O encontro foi realizado pelo grupo interdisciplinar de pesquisa Dinâmicas socioambientais, cultura e desenvolvimento no semiárido em consonância com o Projeto de Extensão Universitária “Multiculturalismo e Direitos Humanos: fatos, fotos e versões”, campus professor Barros Araújo na cidade de Picos.
O evento ocorreu na cidade de Paquetá do Piauí, nas Comunidades Quilombolas Custaneira e Canabrava. Na ocasião, as (os) participantes foram recepcionadas (os) pelo mestre do Quilombo, Pai Naldo. O grupo de pesquisa, aprovado no PIBEU UESPI N° 024/2021 da UESPI, é liderado pela Professora Doutora Janaína Alvarenga Aragão.
No primeiro e segundo dia de evento foram realizadas palestras e minicursos, com objetivo de fortalecer as discussões a respeito das dificuldades e garantias do acesso a políticas públicas destinadas às Comunidades Indígenas e Quilombolas do Piauí e viabilizar que as políticas públicas tenham mais aproximação prática com a realidade das vivências que são desenvolvidas nas comunidades.
O reitor da Uespi, professor Evandro Alberto, esteve presente na ação e destacou a sua importância. “É um projeto importante porque empondera a comunidade diante dos direitos, para que possam conduzir suas dinâmicas internas e externas das comunidades, o que temos observado é o crescimento sobretudo nesse aspecto do emponderamento e conhecimento de demandas específicas que são tratadas dentro daquelas comunidades, a Uespi se faz presente, participa de eventos, ao momento em que também são desenvolvidos projetos de extensão, pesquisas, rodas de conversa”, disse.
A conselheira presidente do CRP21, a psicóloga e professora Juliana Barbosa Dias Maia (CRP21/00478) sinalizou que o evento promove uma aproximação da Universidade com as comunidades. “É importante essa integração especialmente para os alunos e mostrar para a comunidade que a faculdade não está distante deles, e que podemos ajudar e nos integrar”.
Estudante de jornalismo e quilombola, Elinalva Sousa destacou o orgulho em levar o evento para as comunidades tradicionais. “É muito gratificante que eu leve a comunidade comigo em todos os aspectos e quanto eu puder representar estarei representante, tenho orgulho de estar na Universidade e dizer que sou quilombola”, concluiu. A vice-presidente da OAB Subseção de Picos, Yana Moura, também participou da ação.