Os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil foram homenageados pela Câmara dos Deputados em sessão solene na sexta-feira (13/5), no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A cerimônia celebrou as contribuições da Psicologia à sociedade brasileira ao longo das últimas seis décadas. O CRP21 esteve presente na homenagem, sendo representado pela conselheira presidente Juliana Barbosa Dias Maia (CRP21/00478).

A Psicologia chegou ao país no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.