O Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, através da conselheira presidente Juliana Barbosa Dias Maia (CRP21/00478), participou na quinta-feira, 05 de maio, de audiência pública sobre a precarização dos vínculos dos profissionais de saúde na administração pública, sediada no auditório da Nova ESA (OAB-PI).

A audiência foi uma iniciativa da Comissão de Direito da Saúde, presidida pelo advogado Williams Cardec da Silva e o ponto principal foi entender quais são as demandas atuais, ouvir os profissionais que atuam na linha de frente da saúde, para se chegar a uma solução e traçar estratégias para que isso aconteça.

Na ocasião, a conselheira presidente Juliana Barbosa Dias Maia (CRP21/00478) pontuou a necessidade de ampliar a presença das (os) prossionais de Psicologia em todos os hospitais e unidades de saúde do Piauí, além da urgência na garantia do piso da categoria e da jornada de 30 horas.

Estiveram presentes representantes de diversas entidades, compuseram a mesa de honra o Promotor de Justiça, Eny Marcos Pontes, titular da 29ª Promotoria de Justiça; o vice-diretor de Justiça do Foro Federal, Sandro Helano Soares Santiago; o presidente do SIMEPI, Samuel Rego; o Procurador regional dos Direitos do Cidadão Israel Silva; além do Defensor Público, Igor Sampaio.

Também compareceu no debate o conselheiro presidente do CREFITO 14, Rodrigo Amorim.

Na oportunidade, os representantes das instituições puderam relatar problemas e dar sugestões, entre elas, a realização de concurso público.