Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, foram empossados os 64 novos membros, entre titulares e suplentes, do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES/PI). O mandato das (os) novas (os) conselheiros se estende até 2023.

Com a oficialização, o CRP 21 passa a contar com uma cadeira efetiva no colegiado, no caso, a categoria será representada pela psicóloga Emmeline Rodrigues de Sousa (CRP21/00888).

O evento de posse e de inauguração da nova sede foi bastante prestigiado por diversas autoridades, como a vice-governadora Regina Sousa e o secretário de Saúde, Florentino Neto. A presidente conselheira do CRP21, Juliana Barbosa Dias Maia (CRP21/00478) também compareceu na solenidade.

Na ocasião, o conselheiro João Cabral, presidente do CES/PI, discursou em nome de todos os novos membros, sinalizando para a importância do órgão na deliberação e formulação de estratégias, tal como do controle, da fiscalização e da execução da política estadual de saúde.

Por sua vez, a vice-governadora Regina Sousa enalteceu o Sistema Único de Saúde e a contribuição das categorias para o seu aprimoramento. “É importante a luta pelo direito à Saúde com o devido controle social e participação popular”.

O discurso foi similar ao do secretário Florentino Neto, que destacou a relevância do Conselho na busca de melhorias para a saúde pública.

Cabe indicar que o CES/PI é apto a propor e aprovar diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde, seja em função das características sócio-ambientais, do perfil epidemiológico, ou da necessidade de ações e serviços de saúde para a população. Ele também avalia o modelo estadual de gestão do SUS, fiscalizando a administração do Fundo Estadual de Saúde e apreciando trimestralmente as suas contas.