Na última quinta-feira(11), conselheiros e colaboradores dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP-PI21), Enfermagem (Coren/PI), Educação Física (CREF-PI) e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (CREFITO-PI) estiveram reunidos, no auditório do Coren, para discutir estratégias na promoção da saúde mental, no Piauí.
O encontro teve como tema “Janeiro Branco: Conselhos do Piauí unidos pela Saúde Mental”. A ação é considerada pioneira no país, pois reúne os principais conselhos de saúde para refletir e combater o estigma associado às questões psicológicas e promover um ambiente propício ao diálogo aberto sobre o tema na sociedade.
Durante a solenidade, a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Celina da Costa Tourinho (CPR21/00346) destacou que “Após o anúncio da união dos conselhos de saúde, representantes de outras instituições e entidades entraram em contato demonstrando interesse de também somar na causa da saúde mental. Portanto, estamos muito felizes pelo resultado, desta forma, nossa ideia é darmos continuidade com esse modelo e a perpetuação por todo o ano pelas empresas, hospitais e escolas”.
Dentro da programação ocorreu uma rodada de conversa com a participação de representantes de cada um conselho sobre o autoconhecimento, sinais de adoecimento mental e a importância do exercício físico para promoção da saúde mental.
“Esse é um evento pioneiro que chega para fortalecer ainda mais a discussão da saúde mental, me sinto honrada de estar aqui e de ser uma das palestrantes”, destacou a psicóloga Thalita Barbosa( CRP 21/02828).
A campanha dos Conselhos Regionais tem como pilar a quebra de tabus em torno das questões mentais enfatizando que buscar auxílio profissional não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem e cuidado consigo mesmo.
A programação do Janeiro Branco continua ao longo do mês com palestras que acontecem em diversos segmentos da sociedade.