Comitiva do Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, composta por 15 delegadas Psicólogas e 2 estudantes delegadas(os), marcaram presença no 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, encerrado no último domingo (05).

O evento reuniu em Brasília, durante quatro dias, cerca de 400 delegadas(os) de todo o país para discutir e votar as propostas de diretrizes para a profissão no triênio 2022/2025. As atividades tiveram como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”.

No total, foram aprovadas 308 propostas que definem os rumos da profissão para os próximos três anos. Na sexta-feira (3), as proposições foram debatidas e enviadas ao plenário por nove grupos de trabalho, com base nas sugestões vindas dos Congressos Regionais de Psicologia (Coreps). Sábado e domingo foram dedicados à votação pela Plenária, composta por todas(os) delegadas(os).

Os trabalhos do 11º CNP foram orientados por três eixos: 1) Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 2) Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; e 3) O Fazer Ético e Científico da Psicologia no Trabalho em Saúde Mental.

As propostas aprovadas irão compor o Caderno de Deliberações do 11º CNP, com as diretrizes de atuação para o próximo triênio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). Além da votação das propostas, foram apreciadas 22 moções pela Plenária contendo manifestações de repúdio e indignação e de apoio a causas da categoria.

Apresentação das chapas da Consulta Nacional

Na ocasião, a Comissão Eleitoral Especial anunciou as chapas pré-candidatas para a Consulta Nacional, que acontece de 23 a 27 de agosto deste ano. Foram realizadas a inscrição de duas pré-candidaturas para a próxima gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que seguem para a fase de homologação pela Comissão Eleitoral.

As duas pré-candidaturas anunciadas foram a Frente em Defesa da Psicologia Brasileira (com Pedro Paulo Gastalho de Bicalho como cabeça de chapa e candidato a presidente); e Toda Psicologia: Ética, Plural e Democrática (com Tássio de Oliveira Soares como cabeça de chapa e candidato a presidente).