Os 60 anos da Psicologia foram homenageados na última sexta-feira, 24 de junho, na Câmara Municipal de Parnaíba.
Em alusão a este marco da categoria, foi promovida uma sessão solene na Casa Legislativa, a homenagem deu início às celebrações do Conselho Regional de Psicologia da 21ª região pelo Piauí, os eventos englobarão diversos municípios, alavancando a essencialidade da profissão para a saúde pública em geral.
A homenagem foi proposta pelo vereador David Soares, que enalteceu a profissão e a sua importância para a sociedade em geral na difusão da saúde mental.
O ato contou com a presença de psicólogas (os) de Parnaíba e cidades circunvizinhas, professoras (es), sociedade civil e autoridades.
Pelo CRP 21, estiveram presentes na mesa de honra, a conselheira presidente, Juliana Barbosa Dias Maia, o conselheiro tesoureiro Carlos Alberto Matos e o conselheiro Rodrigo Lopes Damasceno .
Emocionada, a conselheira presidente lembrou sua identificação com Parnaíba e o trabalho em torno da implementação do curso de Psicologia no Piauí. “A Psicologia foi conquistada com base em muita luta”, disse.
Fazendo uma linha do tempo da profissão no Piauí, destacou que a comemoração neste ano é em dose dupla, pois também abrange os 9 anos do CRP21. “Em 2022, estamos promovendo uma comemoração dupla, além dos 60 anos da Regulamentação da Psicologia no país, estamos comemorando os 9 anos do CRP 21, do nosso desmembramento do Ceará, isso só foi possível através das (os) psicólogas (os) que chegaram até nós e pudemos fazer uma Psicologia piauiense”*.
Os primeiros profissionais da Psicologia no Piauí chegaram em meados de 1970, assim a conselheira relembrou que não havia curso no Estado e que os filhos da terra tinham que buscar a formação longe daqui.
“Temos aqui (presente na solenidade) um dos percussores, o Psicólogo Carlos Alberto Matos da Silva, que também atuou na gestão, se tornou tesoureiro e esteve presente em diversas lutas”.

Aprovação do indicativo da jornada de 30 horas

No Piauí, a psicóloga presidente destacou o empenho da atual gestão na aprovação do indicativo da jornada de 30 horas no Estado, sendo o primeiro do país a avalizar uma matéria do tipo.
A proposta das 30 horas foi construída pelo CRP21, sendo acolhida pelo deputado estadual Fábio Novo, que apresentou o indicativo na Assembleia Legislativa.
Nesse sentido, a luta agora é para que a governadora Regina Sousa devolva o indicativo como projeto de lei, para que possa ser votado novamente pelos parlamentares, e assim a jornada seja devidamente implementada.
“A governadora Regina Sousa deve assinar nos próximos dias e devolver para a Assembleia, quando precisaremos mais uma vez do empenho da categoria para a aprovação”.


Piso Salarial


Outra proposta capitaneada pelo CRP 21, em vias de ser apresentada no Legislativo Estadual, é a definição do piso salarial da categoria.
Na solenidade, a conselheira presidente pontuou que já há o diálogo com o deputado Fábio Novo para que ele apresente a proposição na Assembleia.
Com isso, mais uma vez, o CRP 21 sai na frente em âmbito nacional.
Juliana Barbosa Dias Maia ainda pediu o auxílio dos parlamentares para coibir editais com baixos salários para profissionais da Psicologia, de modo que eles sejam valorizados com um pagamento digno.
Por fim, a conselheira presidente convidou todas (os) a se unirem ao CRP na luta pela valorização da categoria, inclusive na articulação contra os baixos salários em editais Piauí afora.
“De nada adianta saúde orgânica sem saúde mental, por isso a Psicologia é uma profissão de tamanha importância”.
A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara de Teresina, Carlson Pessoa e secretariada pela vereadora Neta Castelo Branco. À Mesa de Honra também fizeram assento o vereador David Soares, e a secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barroso.
Também estiveram presentes o vereador Ronaldo Prado, o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Paulo Armando, a professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Fabiana Monteiro, o vice coordenador do Curso de Psicologia da UFDPar, João Paulo Macedo, a pró-reitora de Ensino da UFDPar, Milka Meireles e da coordenadora do Curso de Psicologia da Uninassau, Vanessa de Melo, além de demais representantes da Psicologia no Piauí.

Fotos: Ascom Câmara e Ascom David Soares