#DoeSangue

#DoeSangue: CRP 21 e Conselhos Profissionais incentivam a doação de sangue para aumentar estoque no HEMOPI

A campanha acontece com inúmeras entidades que se sensibilizaram com a causa para promover o aumento do número de doações voluntárias

#DoeSangue: CRP 21 e Conselhos Profissionais incentivam a doação de sangue para aumentar estoque no HEMOPI

O mundo enfrenta mudanças consideráveis com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e, ser solidário, é a chave para impedir situações mais graves. Pensando nisso, o Conselho Regional de Psicologia do Piauí (CRP 21) em conjunto com os Conselhos de Classe , está lançando uma campanha de incentivo à doação de sangue.

A campanha acontece com inúmeras entidades que se sensibilizaram com a causa para promover o aumento do número de doações voluntárias, consequentemente, de bolsas de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI), responsável por abastecer todos os hospitais particulares e públicos do Estado do Piauí.

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, a cada doação de sangue, até quatro vidas podem ser salvas. No Brasil, 1,8% da população doa sangue, número que, apesar de estar nos parâmetros mínimos, está longe da meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 3% da população.

Por isso, é fundamental que, nesta quarentena, os voluntários só saiam de casa para ajudar a causa do próximo, doando sangue na sede do HEMOPI, localizado na Rua Primeiro de Maio, nº235, Centro-Sul. As doações são agendadas pelo telefone: (86) 98894-6614 e as coletas são feitas no local.

Também integram a campanha a Ordem dos Adbogados do Brasil secção Piauí, Conselhos Regionais de Educação Física da 15ª região; de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; de Engenharia e Agronomia; de Serviço Social (CRESS 22°-Piauí); de Administração (CRA-PI); de Farmácia (CRF-PI), de Arquitetura e Urbanismo do Piaui (CAUPI); de Odontologia (CRO); de Química da XVIII Região; de Contabilidade; de Medicina do Estado do Piauí; dos Representantes Comerciais no Estado do Piauí; de Biblioteconomia; de Nutrição; e de Corretores de Imóveis do Piauí.

QUEM PODE DOAR?

Ter entre 16 (Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, com xerox da identidade) e 69 anos;
Pesar a partir de 50 kg;
Estar saudável e alimentado;
Apresentar documento oficial com foto.

ANTES DE DOAR
Dormir bem a noite anterior à doação;
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação;
Alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso;
Aguardar 2 horas após o almoço, para doar;
Não fumar 2 horas antes e 2 depois da doação;
Procurar ficar tranquilo e relaxar.


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://crp21.org.br/noticia/259/doesangue-crp-21-e-conselhos-profissionais-incentivam-a-doacao-de-sangue-para-aumentar-estoque-no-hemopi