Ação

Ação do Setembro Amarelo em Picos mobiliza 1,2 mil pessoas

A programação foi repleta de atividades, como palestras, minicursos, bate-papos e atrações musicais, integrando toda a comunidade em prol do acolhimento e da difusão da prevenção ao suicídio

Ação do Setembro Amarelo em Picos mobiliza 1,2 mil pessoas

O Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí de Picos, promoveu nos últimos dias 23 e 24 de setembro, o projeto de extensão: “Prevenção ao suicídio: o que sabemos, o que estamos fazendo e o que ainda podemos fazer”. O evento fechou com chave de ouro uma semana extensa de atividades.

 Em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, mês de valorização da vida, as ações em Picos mobilizaram 1.200 pessoas, consolidando-se como o maior da região. O projeto foi idealizado pela conselheira do CRP 21, professora da Uespi e autora do projeto de extensão, Juliana Maia.

A programação foi repleta de atividades, como palestras, minicursos, bate-papos e atrações musicais, integrando toda a comunidade em prol do acolhimento e da difusão da prevenção ao suicídio. Na ocasião, a mesa de abertura foi composta por diversas autoridades de Picos e região. No dia 23, o psiquiatra Maurício Sousa proferiu a primeira palestra com o tema: “Um olhar sobre os fatores de proteção ao suicídio”.  Na sequência, foi a vez da psicóloga e membro da Comissão de Tanatologia do CRP Piauí, Cynthia Selma, apresentar a palestra “educação emocional positiva na prevenção ao suicídio”.

Cynthia Selma possui uma extensa experiência na área da tanatologia (a ciência que estuda o processo da morte e do luto), sendo conselheira do CRP em duas gestões. No evento, a psicóloga explanou seu conhecimento aos estudantes da Uespi de Picos e comunidade em geral, elencando a importância de se discutir o suicídio.

Já no dia 24, foram oferecidos 7 minicursos de diversas temáticas, abrangendo várias áreas profissionais, o que possibilitou a todos os participantes uma agregação valorosa de conhecimentos, e a integração multiprofissional em prol da prevenção ao suicídio.  

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens de 19 e 29 anos, estima-se que no mundo uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. Diante de tal cenário, a conselheira do CRP 21, Juliana Maia, ressalta que a ideia é realizar eventos periódicos na região, não se restringindo ao mês de setembro, já que a prevenção ao suicídio é prática diária. Assim, a psicóloga, que é doutora em Políticas Públicas, planeja as próximas ações direcionadas à valorização da saúde mental.

Cabe indicar que os atos alusivos ao Setembro Amarelo não se restringiram apenas ao evento, durante todo o mês houve a promoção da campanha em Picos e região, como o dia do abraço, árvore da felicidade e o saquinho do amor, que auxiliaram na prestação de informações para um número ainda maior de pessoas.  “É um sentimento de realização. O nosso projeto foi um sucesso e ajudou muita gente.  Esse é o grande propósito. Quero agradecer a minha grande parceira, a professora Marisluka, a direção, palestrantes, patrocinadores, professores, alunos, todos que participaram, que fizeram que esse momento fosse acontecesse”, indicou Juliana Maia, ao reafirmar o sucesso do evento.

 


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://crp21.org.br/noticia/241/acao-do-setembro-amarelo-em-picos-mobiliza-1-2-mil-pessoas