Presidente do CRP destaca a importância da saúde mental nos presídios

Moita apontou para a relevância da atuação das (os) psicólogas (os) na melhoria do sistema penitenciário

Presidente do CRP destaca a importância da saúde mental nos presídios

O presidente do Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, Eduardo Moita, participou nesta terça-feira (02) de agenda com o governador Wellington Dias no Palácio de Karnak. Na ocasião, o juiz Auxiliar Luís Geral L’anfredi apresentou o novo plano executivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Organização das Nações Unidas (ONU) para resolver o problema da superlotação no sistema carcerário. 
Representando o Conselho Penitenciário, Eduardo Moita explanou o que vem sendo feito no Piauí para trabalhar a questão da saúde mental nos presídios, consolidando práticas de ressocialização e integração dos egressos no sistema prisional. "Buscamos melhorar o modelo atual, é a primeira vez no Piauí que tem dentro do corpo do Conselho Penitenciário, a psicologia, não é uma prática nacional ter a inclusão de assistente social, psicólogo, o Piauí tem isso. Nós temos conquistado vários avanços nos últimos três anos, participando desse grupo", frisou.
Moita apontou para a relevância da atuação das (os) psicólogas (os) na melhoria do sistema penitenciário, incentivando a inserção dos profissionais no processo de ressocialização. "Uma construção no sentido da coletividade, diversos olhares para tentar melhorar. A questão da saúde mental dentro dos presídios, o Brasil trabalha pouco com a prevenção e a posvenção sabemos que é muito mais cara, então a inclusão de oficinas, nossa intenção é a construção de coletividade. Nós somos o único Conselho Penitenciário do Brasil que tem assistente social e psicólogo", informou. 
No encontro ficou encaminhada a integração de todos os órgãos em prol de avanços na resolução do problema da superlotação nos presídios. Participaram ainda da reunião a vice-governadora, Regina Sousa; o presidente do TJ, desembargador Sebastião Ribeiro e o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira.


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://crp21.org.br/noticia/200/presidente-do-crp-destaca-a-importancia-da-saude-mental-nos-presidios