Ação

CRP alinha demandas da categoria com o presidente do TJ-PI

Ficou acertado um encaminhamento de um documento com notas explicativas

CRP alinha demandas da categoria com o presidente do TJ-PI

O presidente do Conselho Regional de Psicologia da 21ª região  Eduardo Moita fez uma visita de cortesia na terça-feira (19) ao líder do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Na ocasião, Moita explanou as principais demandas da categoria no Judiciário, ficando como encaminhamento a elaboração de um documento com notas orientativas. “Existe  várias situações que estamos tratando no Tribunal, achamos por bem primeiro fazer essa visita para depois trazer esse documento que seria notas orientativas”, apontou. 
As notas explicativas irão contemplar, por exemplo, o papel dos psicólogos nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que têm como finalidade atividade-meio, no entanto, muitos juízes no interior pedem a esses psicólogos e psicólogas laudo através de liminar, obrigando a psicóloga ou o psicólogo a fazê-lo. “Nós viemos aqui mostrar ao desembargador o que são as atividades, na próxima semana vamos entregar um documento sobre isso, porque o Estado do Ceará já adotou uma medida similar e deu certo”, adiantou.
Outra questão de virtual importância diz respeito a avaliação psicólogica em concursos públicos que tem como finalidade o uso de arma de fogo. “Nós não falamos que a pessoa não tem o direito, ela tem o direito de contestar (o exame), mas agora não pode simplesmente desconsiderar essa avaliação, então pedimos que seja feito de outra forma, que nomeie-se um psicólogo ou uma psicóloga, ele vai rever aquele material e se porventura o juiz, desembargador, considerar que merece uma reavaliação, que se faça uma nova avaliação, não simplesmente dar uma liminar apagando o teste, desconsiderando o teste, mandando a pessoa assumir a função”, frisou o presidente do CRP. 
 


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://crp21.org.br/noticia/194/crp-alinha-demandas-da-categoria-com-o-presidente-do-tj-pi