Ação

"CRP é contra o retrocesso da saúde mental no Brasil", afirma Eduardo Moita

Presidente do CRP Piauí participou de audiência pública na Câmara de Vereadores de Teresina

"CRP é contra o retrocesso da saúde mental no Brasil", afirma Eduardo Moita

O presidente do Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região, Eduardo Moita, manifestou durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Teresina que os psicólogos são contra a proposta de modificação da política de saúde mental no Brasil, com a possibilidade de retorno de práticas como o eletrochoque e a extinção dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial).  

Segundo Eduardo Moita, o que se tem observado é o desaparelhamento desses equipamentos de acesso à saúde mental e isso tem dificultado o oferecimento de uma política pública de atenção básica à população. "Nos últimos cinco anos estamos observando um modelo de sucateamento da saúde mental no Brasil. Vimos alguns deputados e senadores em Brasília argumentando que os Caps não funcionam. Mas não funcionam por falta de recursos públicos, muitos estão defasados em sua estrutura. Os prefeitos hoje estão no limite financeiro para empregar recursos nisso", destacou.

Um documento emitido pelo Ministério da Saúde no início de fevereiro dá sinal verde para a compra de aparelhos de eletroconvulsoterapia (eletrochoques) para o Sistema Único de Saúde e reforça a possibilidade da internação de crianças em hospitais psiquiátricos. O texto ainda prega a abstinência para o tratamento de dependentes de drogas.

Para o Conselho Regional de Psicologia, trata-se de um retrocesso. "O Conselho está pronto para trabalhar e construir um modelo de saúde. Precisamos de modificação social e infelizmente nós estamos vivendo um retrocesso na luta antimanicomial. O CRP é terminantemente contra o retrocesso, o eletrochoque. Somos favoráveis à orientação e fiscalização dos órgãos que trabalham com saúde mental. Nossa função também é isso", finaliza Eduardo Moita.


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://crp21.org.br/noticia/193/crp-e-contra-o-retrocesso-da-saude-mental-no-brasil-afirma-eduardo-moita