Ação

Comissão de Direitos Humanos promove Roda de Conversa

Ação englobou a Ambientalização da Psicologia: cenários e diálogos da psicologia ambiental com os direitos humanos

Comissão de Direitos Humanos promove Roda de Conversa

A Comissão de Direitos Humanos do CRP21 organizou na manhã de sábado, dia 23.02.2019, a Roda de Conversa A ambientalização da Psicologia: cenários e diálogos da psicologia ambiental com os direitos humanos. O momento contou com a participação de psicólogos, estudantes e outro interessados e foi avaliado pela CDH como um espaço de oportunidade para aprendizado na formação.

O convidado Denis Barros de Carvalho, professor doutor e pesquisador vinculado a UFPI; apresentou historicamente como surge a psicologia ambiental e os quais os diferentes focos e terminologias adotados em dados momentos; bem como suscitou uma reflexão crítica acerca das possibilidades de ação aliadas ao compromisso social da psicologia; ressaltando a apropriação dessa temática mais por outras áreas, como a Arquitetura.

Com o professor e pesquisador Felipe Sávio Teles Monteiro, vinculado a UFMA; problematizou-se a ideia geralmente assimilada quando se fala em psicologia ambiental; como também deu-se conhecimento a experiência específica tida pelo pesquisador em variados espaços concretos de ação.

Os presentes fizeram contextualizações com casos nacionais e locais, tais como, a exemplo do ocorrido com a Barragem de Algodões - próximo aos municípios de Cocal da Estação-PI e Buriti dos Lopes-PI - e fizeram observações sobre os impactos gerados sob as famílias, território e modo de vida/costumes daquela comunidade e cidades vizinhas; bem como sobre a incipiente participação de psicólogos frente aos casos de desastres.  

Quem também fez considerações importantes no encontro foi a professora, advogada e pesquisadora em direitos humanos e socioambientalismo, Malu Flávia Porto Amorim, que situou os presentes sobre o ponto de vista legal do que seria “ambiental”, bem como discutiu as medidas adotadas pelo Estado acerca dos desdobramentos da tragédia em Algodões a partir do ponto de vista da territorialidade. A roda de conversa propiciou a percepção de que há muito diálogo entre os direitos humanos e os cenários da psicologia ambiental. Os psicólogos presentes socializaram informações e experiências que, em seus diferentes contextos de trabalho, servia de recorte e modelo da contribuição que esse saber pode conferir a prática dos profissionais. A Roda de Conversa constituiu-se também como crítica a forma de pensar e agir cientificamente e/ou profissionalmente, muitas vezes desvinculada ou fragmentada do campo físico e político do qual nos inserimos; bem como pela rara preocupação e manifestação com a realidade local e ambiental de onde se vive e a crença de que nós sabemos o que é melhor para o outro, muitas vezes podando seu potencial para participar da construção do que lhe é necessário.

 


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://crp21.org.br/noticia/188/comissao-de-direitos-humanos-promove-roda-de-conversa