Evento

Monja Susan Andrews lança livro sobre meditação em Teresina

Em entrevista exclusiva, a psicóloga fala sobre a busca da felicidade

O Instituto Visão Futuro, com o apoio da Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, promove no próximo dia 06 de dezembro a partir das 19h, o lançamento do livro 'Meditação - o que dizem os cientistas e os sábios'.

O evento ocorrerá no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí e contará com a presença da autora da obra, a Monja Susan Andrews, conhecida como a 'Embaixadora da Felicidade' no Brasil. As inscrições para o lançamento da publicação podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/lancamento-do-livro-susan-andrews__381871 .

Doutora em psicologia transpessoal e monja formada em Harvard, EUA e na Índia, Susan Andrews é autora de mais de 12 livros e ministrou palestras e seminários em 42 países. No livro, ela apresenta uma lúcida síntese entre a ciência moderna e a sabedoria ancestral, inspirando tanto iniciantes como avançados praticantes de meditação com histórias espirituais e recentes pesquisas em neurociência.

Em entrevista exclusiva, Susan Andrews destaca como a meditação pode auxiliar na busca pela 'paz interna'. Com as pressões do dia a dia como trabalho, estudos, vida doméstica, muitas pessoas sofrem com o estresse e a ansiedade, a prática pode auxiliá-las a conquistar uma qualidade de vida melhor. "Muitos estudos científicos mostram que a prática regular de meditação reduz a ansiedade e a depressão e reduz a atividade de certas áreas do cérebro que estão especificamente ligadas à ansiedade e depressão", indica a escritora.

Susan Andrews destaca que a meditação é um importante caminho para alcançar a felicidade, no entanto, revela que há um outro elemento muito relevante: a convivência com quem se ama. “Existem dois significativos caminhos para se sentir feliz: conectar-se com paz e amor às pessoas à nossa volta e conectar-se com paz e amor com o nosso mais profundo Ser”, indicou.  Mais informações sobre o valoroso trabalho da monja Susan Andrews podem ser encontradas no site: www.visaofuturo.org.br ou na página www.facebook/visaofuturo.

O livro que lançará em Teresina mostra os benefícios da meditação. Como ela pode ser importante para ajudar no bem-estar das pessoas, ajudando-as a se sentirem melhor? 

 

De acordo com os antigos sábios. mente humana é como um macaco agitado, pulando de galho em galho, constantemente distraído. Mas não um macaco normal – é um macaco bêbado. E não apenas um ordinário macaco bêbado – um macaco bêbado mordido por um escorpião! Esse é o nosso grande desafio – acalmar a mente agitada como um? macaco. E a maior parte dessa divagação mental é sobre o “eu” – sobre nós mesmos!

Infelizmente essa divagação mental muitas vezes se torna um tagarela crítico interno: “Você está muito gordo(a)”... “muito velho(a)”... “não é inteligente o suficiente” - as vozes de dúvidas sobre si mesmo que num ciclo constante se repetem nas nossas mentes. Mas através da meditação podemos acalmar as agitantes emoções, silenciar nossa crítica interna, e experienciar uma sensação de Paz interna.

 

 

Na sociedade atual, as pressões vêm de diversos lados: trabalho, universidade, vida pessoal; como lidar com estas dificuldades diárias e não sucumbir à ansiedade ou à depressão? Quando uma pessoa está em depressão ou com crises de ansiedade/estresse, como esse quadro pode ser revertido? 

 

Muitos estudos científicos mostram que a prática regular de meditação reduz a ansiedade e a depressão e reduz a atividade de certas áreas do cérebro que estão especificamente ligadas à ansiedade e depressão. A Dra. Sara Lazar, da Escola de Medicina da Universidade de Harvard descobriu que a prática de meditação pode de fato mudar a topografia do nosso cérebro, reduzindo não só a atividade mas também a espessura das regiões cerebrais envolvidas em sentimentos negativos. Inumeráveis estudos têm mostrado que a meditação diminui a angústia física e emocional, promovendo assim uma melhoria na qualidade de vida, um aumento do otimismo e uma maior sensação de bem-estar generalizado. Como o iogue Shivananda assegurou:  “Através de uma regular e constante prática de meditação você é capaz de purificar a mente subconsciente e controlar todos os pensamentos. A meditação é um potente antídoto para neutralizar todos as perturbadoras emoções. O quão feliz e forte é aquele praticante de meditação que tem uma mente focada!”

 

Existe um caminho para alcançar a felicidade? 

 

A prática regular de meditação é certamente um importante caminho para isso. Mas existe também um outro elemento muito relevante na felicidade duradoura: conviver mais tempo com as pessoas que você ama. O psicólogo da Universidade de Harvard Daniel Gilbert enfatizou a importância dos laços afetivos com as pessoas da nossa rede de relações: “Se eu tivesse que prever sua felicidade eu precisaria saber de somente uma coisa: o quão afetuosos são os seus relacionamentos com a sua rede social, incluindo familiares e amigos”. Logo, existem dois significativos caminhos para se sentir feliz: conectar-se com paz e amor às pessoas à nossa volta e conectar-se com paz e amor com o nosso mais profundo Ser. 


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://crp21.org.br/noticia/170/monja-susan-andrews-lanca-livro-sobre-meditacao-em-teresina