Comemoração

Conselho comemora Dia do Psicólogo em Teresina

A palestra foi ministrada pela psicóloga Soraya Maria de Albuquerque Pessoa.

Conselho comemora Dia do Psicólogo em Teresina

O Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região reuniu profissionais e estudantes da área, na noite de segunda-feira (27), data em que se comemora o Dia do Psicólogo, para uma palestra ministrada pela psicóloga Soraya Maria de Albuquerque Pessoa. O evento aconteceu no auditório da OAB, em Teresina. 

Em sua palestra, Soraya Albuquerque discorreu sobre o tema "Cuidando de si: um olhar do psicólogo(a) para o auto cuidado", um alerta para que os profissionais e estudantes presentes percebam o quão importante é o auto conhecimento para o sucesso profissional. "São comportamentos e competências que o terapeuta adota no sentido de promover a sua saúde, qualidade de vida e bem-estar integral, enfrentando, paralelamente, determinadas condições de desgaste associadas ao exercício da profissão", explicou.

A palestrante destacou ainda como identificar comportamentos e sinais de estresse em decorrência de uma carga de trabalho exaustiva, os componentes químicos no organismo, e explicou que há formas simples de driblar os gatilhos, como por exemplo aprender a utilizar a respiração como ferramenta para dissipar o estresse. 

Com eventos semelhantes acontecendo durante esse mês também em Parnaíba, Picos e Floriano, o Conselho Regional de Psicologia busca diversificar suas ações junto aos profissionais em todo o Estado. Em Parnaíba, a palestra "Avaliação Psicológica" foi ministrada pelo presidente do conselho, Eduardo Moita, no dia 15. Hoje também aconteceu em Picos a palestra "Fazendo parte do processo: a importância do psicólogo(a) para o sistema Conselhos e Psicologia", pela psicóloga Juliana Barbosa Dias Maia. E no dia 29 está agendada uma programação na cidade de Floriano, com prestação de serviços pela secretaria do CRP e orientação profissional aos psicólogos do município; apresentação dos resultados dos questionários pela Comissão de Educação; palestra "COF e COE: condutas éticas e técnicas", além de dois grupos de discussão: Política na Psicologia - ênfase de contínua superação, com Carla Andrea Silva; e Auto cuidado - estudantes e profissionais de Psicologia, com Valéria Macêdo de Sousa Bezerra.

Segundo o presidente do conselho, Eduardo Moita, o órgão tem buscado empreender ações para aproximar o psicólgo do seu órgão representativo. "Antes de ser um órgão fiscalizador, o conselho é a nossa casa, é uma casa consultiva, de busca, de orientação, até porque nós nos formamos para isso. O que nós buscamos é a participação de vocês dentro do nosso conselho. Estamos aqui promovendo essa reflexão porque, enquanto classe, nós só vamos ser fortalecidos com a participação de todos", afirmou durante a abertura do evento.

Além da promoção de eventos, o conselho tem buscado descentralizar suas ações com foco no atendimento aos profissionais nos seus municípios ou regiões de trabalho. Por isso, o órgão tem percorrido vários municípios, levando os serviços e orientação durante todo o ano.


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://crp21.org.br/noticia/155/conselho-comemora-dia-do-psicologo-em-teresina